O objetivo do blog é promover os clássicos da literatura através de sua leitura. Ato compartilhado entre a autora e vocês. Ao dividir as minhas experiências e impressões, espero facilitar a compreensão dos mesmos. Este blog procura incentivar o hábito de ler, de descobrir o mundo, usar a imaginação, encontrar sentidos, questionar e aproveitar para desfrutar de algumas das mais belas criações do homem, e dessa forma aspirar à cultura e valorizar a inteligência.
Vamos conhecer obras que nos influenciam e falam sobre nós. E, em um aspecto mais íntimo entrar em contato com a essência do humano.
É um convite a abrir um livro! Atender aquela vontade de descoberta que vem e passa, seja pelos compromissos diários, ou pela complexidade da obra que desanima.
Mergulhar, refletir e nos envolver. Desfrutar as oportunidades que a leitura permite. Tanto de autoconhecimento, quanto de compreensão do mundo e da realidade.
Origem do Nome
Em 1926 a Espanha instituiu o dia 23 de abril como o dia do livro. A data foi escolhida porque coincide com a morte do escritor Miguel Cervantes.
Dia 23 de Abril ainda é o dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha onde teve origem a comemoração do Dia de São Jorge, do livro, e da rosa. Nesta data, as pessoas presenteiam seus amigos e entes queridos com um livro e uma rosa.
Além de Cervantes, Shakespeare também morreu em um 23 de Abril. A data igualmente é comemorada na Inglaterra como dia do livro, país cujo Santo padroeiro, aliás, também é São Jorge. Em 1995 a UNESCO proclamou 23 de Abril como Dia Internacional do livro.
Esta tradição catalã peculiar foi uma das inspirações para o blog. Dar um livro é um ato de amor. Transmitir conhecimento é em um nível mais elevado, também conferir proteção ao promover o entendimento.