“Casa de Bonecas” – Relatório de Leitura

casa-de-bonecas2

Como já havia comentado esta é a segunda peça de Ibsen que leio. Posso dizer que foi sim recompensador. No começo tive dúvidas, já que a velocidade da trama e a forma como eu via a protagonista, não me animavam. Contudo, essas impressões se dissiparam à partir do momento que compreendi a intenção do autor. Por isso, se você a está lendo agora, espere até o final para tirar as suas conclusões.

Fora isso, é digno de nota que o contexto da peça é um pouco difícil de ser captado. Algumas coisas sobre a sociedade que retrata (regime político, costumes e etc. ) tive que pesquisar para ter certeza de as entender corretamente. Aconselho que faça o mesmo, caso também sinta dificuldade. Postarei no guia de leitura as informações complementares que pesquisei.

Atenção para a armadilha: é uma peça antiga, então quando as pessoas falarem “Oh Ibsen!”, como se fosse uma coisa transcendental, apenas para iniciados e dificílima de se entender, desconfie! Primeiro fuja da pessoa (que está se dando ares de importância) e depois leia sem medo. O texto é tranquilo. Sem sobressaltos.

Em geral gostei dos personagens, foram convincentes. E, com um em específico acabei por ter uma revelação. Digamos que uma situação da minha vida apareceu diante dos meus olhos, e a protagonista “traduziu” para mim, algo que demorei alguns anos para perceber. Pelo menos para mim, Ibsen foi libertador…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s